Mais de 250 atletas participaram do evento que aconteceu em Feira de Santana.
Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santo Estevão, participaram, na última quinta-feira, 26 a 28 do mês de abril, da X Olimpíadas Especiais das APAES, realizada na Cidade de Feira de Santana. O evento tem como intenção evidenciar a capacidade que os alunos da APAE possuem de superar as adversidades através do esporte.
O evento reuniu representantes das APAES de vários municípios da Bahia, como Camaçari, Canavieiras, ilhéus, Itapetinga, Salvador, Vitória da Conquista, Una. Quatorze alunos de Santo Estevão representaram a cidade, disputando nas modalidades esportivas: atletismo, futsal, bocha e capoeira. E, ganharam 02 medalhas, sendo 01 de ouro e 01 de bronze. Com os alunos Geovane Almeida e Gerson Rodrigues.
Tassia Santa Isabel é professora da APAE Santo Estevão e acompanhou ou alunos até as X Olimpíadas Especiais das APAES junto com o professor Luan. E, exaltou o desempenho dos alunos no evento.
- “Para gente foi um desafio. Porque não temos sedes ainda, e nem materiais adequados. Tanto que no bocha onde o Geovane foi medalhista, foi uma bocha adaptada, nós temos aulas com ele há três anos, e ele ganhou agora na bocha as 3 rodadas ganhando medalha de ouro”.
A professora ainda explicou que na categoria futsal os alunos tinham pouco tempo de treinamento. Mas, se divertiram mesmo assim.
-“No futsal, eles têm pouco treino, cerca de 1 mês, mas eles gostaram bastante da participação. No atletismo ganharam o bronze”. Conta.
Ela ainda exaltou a experiência com as outras organizações da APAE.
-“Foi uma experiência muito grande, conhecer as outras “APAES”, tanto para nós como para os alunos que participaram e se destacaram inclusive em modalidades novas”.
De volta para casa, os alunos retornaram contentes com as conquistas e motivados para a continuidade de práticas esportivas. As Olimpíadas das APAES, sem dúvidas, são eventos promotores de cidadania, inclusão social através do esporte, sendo mais relevante a participação do que a disputa.