O objetivo da alimentação pré-treino é para o estoque de energia.
Para você que faz academia e exercícios físicos, sabe o que comer antes do treino para melhorar seu desempenho? E depois, sabe quais alimentos pode comer, para que todo seu esforço não seja em vão?
A alimentação pré-treino, o ideal é que seja composta, basicamente, de carboidratos e proteínas. Existem dois tipos de carboidratos, os de baixo índice glicêmico, que liberam de forma mais lenta o açúcar para que o corpo possa usar como energia; e os de alto índice glicêmico, que liberam a glicose de forma mais rápida.
Os de baixo índice, como as frutas, que são ricas em fibras, o arroz integral e outros cereais como granola e aveia, devem ser consumidos de uma a duas horas antes do treino. Já os de alto nível, como pão integral, geleias de frutas sem açúcar, devem ser consumidos, aproximadamente, meia hora antes do treino, pois com a liberação rápida da glicose seu desempenho no começo da atividade será mais produtivo.
Para consumir proteínas, é necessário que se coma junto com o carboidrato de baixo índice glicêmico, pois com alimentos de alto índice podem causar desconforto abdominal e aquela sensação de estofamento, sendo que também impedem a liberação imediata de glicose no sangue, causando a falta de energia.
De acordo com Sizele Rodrigues, nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimentos dos Agronegócios (Codeagro), “o objetivo dessa alimentação pré-treino é para o estoque de energia, ou seja, guardar energia suficiente para utilizar durante a atividade física”.
Pré-treino:
Frutas Arroz Granola Aveia Pão integral Geleias de frutas sem açúcar
Pós-treino:
Macarrão integral Filé de frango Arroz Feijão Peixe com pouca gordura