top of page

Campeonato Baiano de Kart tem temporada de homenagens

Depois de dois anos sem disputa, uma das mais tradicionais competições do calendário esportivo do estado esta de volta.

Como uma fênix resurgindo das cinzas, o Campeonato Bahiano de Kart voltou a ser disputado em 2018, depois de dois anos. Tudo porque, o Kartódromo Ayrton Senna tinha perdido seus boxes de nível internacional e parte da pista. A Associação Bahiana de Karts (ABK), carinhosamente, reinventou o circuito que trouxe tantas alegrias aos amantes do kartismo baiano.

A alegria voltou e nada mais justo do que render homenagens para alguns que contribuiram, nos últimos destes mais 68 anos de história, para que a tradicional competição continuasse a ser disputada. A primeira etapa será em homenagem ao piloto e arquiteto Paulo Cunha. O competidor é um dos que disputa o campeonato desde quando as provas aconteciam no Jardim dos Namorados, no fim dos anos 60.

Além de piloto, o arquiteto Paulo Cunha contribuiu com kart baiano com o projeto do Kartódromo de Vitória da Conquista e, agora, com o projeto do Kartódromo do Complexo Automobilístico de São Francisco do Conde, que ainda conta com pistas de velocidade na terra, arrancada e autódromo.

A ABK também já definiu homenagens ao piloto e presidente do Clube de Automobilismo da Bahia, Aurtéliano Campos, o Lelo Bala, em memória. Ele sempre esteve presente nas provas do kart, atuando muitas vezes como fiscal de pista, entre outras atividades. Outra homenageada será a ex-presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, Selma Moraes, considerada o "motorzinho" do automobilismo baiano e que muito fez, e continua fazendo, pelo kart.

Como nas últimas temporadas, o Campeonato Baiano de Kart está previsto para ser disputado em seis etapas, com a primeira no dia 15 de abril. Cada disputa terá duas provas, totalizando 12 baterias no ano para cada categoria.

Em 2018, algumas novidades atestam o renascimento e a consolidação do kartismo na Bahia. Uma delas é o crescimento de quase 100% da categoria Sport 400 A, que conta com o retorno de alguns pilotos como o multicampeão Diego Freitas.

A catgoria Rental, disputada com karts alugados e em dupla, também cresceu. Os pilotos se juntaram em uma vaquinha para comprar novos motores que, de acordo com o regulamento, serão sorteados entre as duplas em cada bateria.

bottom of page