Totalmente construída em concreto armado, a pista é dotada de caixotes, bancos, corrimãos, entre outros equipamentos, que elevarão os níveis de adrenalina entre os competidores e praticantes deste esporte
A nova pista de skate de Feira de Santana foi entregue aos desportistas na manhã de domingo (1º) será o divisor de águas no tocante à formação de novos skatistas e na preparação técnica dos praticantes deste esporte. A opinião é do tricampeão baiano Jailson Santana, o Café. Foi projetada para ser uma das melhores pistas para quem curte o esporte da prancha sobre quatro rodinhas.
O equipamento foi construído conforme critérios e padrões para a prática deste esporte, que serão disputados em duas modalidades, a bowl – que se assemelha a uma piscina com fundo arredondado, e a street, que se assemelha a obstáculos encontrados nas ruas.
Totalmente construída em concreto armado, a pista é dotada de caixotes, bancos, corrimãos, entre outros equipamentos, que elevarão os níveis de adrenalina entre os competidores e praticantes deste esporte. Em Feira não se sabe exatamente quantos são. Apenas que são muitos e, com a nova pista, a tendência é que esta quantidade aumente ainda mais.
Mesmo nível das melhores pistas do país
“Ganhei o campeonato treinando em outras cidades. A partir de agora, com esta pista, vou treinar ainda mais e economizar”, disse Café. Para ele, o equipamento construído no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, no conjunto Feira VII, está no mesmo nível das melhores pistas do país.
Ele enfatizou que as autoridades locais ouviram os skatistas e contrataram o engenheiro civil Ernesto Belot, especialista na construção deste tipo de equipamento. “Tudo saiu conforme o projeto elaborado pelo especialista. Ficou bem estruturada e vai atender as expectativas de feirenses e de moradores de cidades vizinhas”.
Cidade entrará na rota dos grandes eventos
A pista tem 690 metros quadrados de área útil. Skatista desde criança e organizador de grandes eventos do esporte na cidade, Arlan Kerlle, o Ceará, disse que a nova pista colocará a cidade na rota dos grandes eventos deste esporte.
“Conseguimos fazer torneios espetaculares montando pistas de madeira em locais alugados. Este espaço vai mudar tudo e para melhor”.
Para Ceará, a nova pista será o ponto de partida para a iniciação e a formação de novos skatistas, que, ao contrário de sua geração, terão um local adequado para o treinamento. “O nível técnico desta garotada será bem melhor do atingido pela gente, que não tivemos um espaço nesta categoria para brincar e treinar”. O filho dele, Gabriel, de nove anos, já faz as primeiras manobras sobre o skate.
Skatista das antigas, Fred Lopes, o Carcaça – os praticantes deste esporte são rebatizados e ganham apelidos - diz que o empresariado local precisa olhar este pessoal com carinho. O que neste caso significa patrocínio. “Tivemos uma época áurea, quando muitos foram patrocinados. Se esta atenção voltar o que foi feito aqui vai adiante”.
Ficou acertado que um novo evento deverá ser realizado ainda neste semestre, com a participação de atletas nacionais.