top of page

Opinião Ed Shekinah: porque Gabriel Jesus brilhou e Marlos Moreno voltou

Gabriel Jesus prosperou no Manchester City, mas Marlos Moreno está de volta à América do Sul.

Em meados do ano de 2016, o Manchester City aproveitou dois bons talentos, atacantes em ascensão na América do Sul, o brasileiro Gabriel Jesus e o colombiano Marlos Moreno.

Na época, tudo era bem diferente da atual situação dos dois jogadores. Marlos Moreno foi contratado depois de Gabriel Jesus, mas tinha feito mais. Isso, claro, foi antes que Gabriel Jesus ajudasse de forma considerável o Brasil a ganhar a tão sonhada medalha de ouro olímpica. Ele ficou no Brasil até o final do ano, não só ganhando o título do campeonato brasileiro com o Palmeiras, mas também tendo um início espetacular com a seleção principal nas eliminatórias para Copa do Mundo 2018.

Marlos Moreno, em contraste, foi decisivo no final de 2015, quando o Atlético Nacional ganhou o título do campeonato colombiano. Segundo pesquisei, ele então teve uma participação sensacional, especialmente nas primeiras rodadas da Copa Libertadores. Enquanto o Palmeiras caiu na fase de grupos em 2016, com Gabriel Jesus se mostrando muito talentoso, mas sendo expulso no jogo decisivo, Marlos Moreno chamou a atenção até o final, quando o Nacional levantou o troféu.

Ele também trilhou seu caminho para a seleção da Colômbia, e estava fazendo segundo comentaristas bons jogos quando acionado nas eliminatórias da Copa do Mundo antes que Gabriel Jesus fosse convocado pelo Brasil.

Como, então, explicar a inegável diferença na atual situação desses dois jogadores depois de atravessar o Atlântico? Gabriel Jesus foi um sucesso instantâneo no Manchester City. Marlos Moreno causou quase que nenhuma impressão desde o jogo na final da 2016 Libertadores.

Uma diferença óbvia é que eles atuaram em clubes diferentes. Gabriel Jesus foi direto para o Manchester City, um clube que geralmente é muito dominante e cria muitas chances para seus atacantes.

Marlos Moreno, enquanto isso, não teve tanta sorte. Ele primeiro foi emprestado ao Deportivo La Coruña, onde o caminho foi muito mais difícil. Ele foi emprestado ao Girona, um clube que segundo meios de comunicação usava um esquema que não tinha tanta necessidade dele.

A prática de emprestar jogadores para outros clubes é comum na Europa, mas será que isso pode ser algo exagerado? As armadilhas são óbvias. O clube receptor não tem participação a longo prazo no desenvolvimento do jogador e pode não estar particularmente preocupado com seu progresso ou sua adaptação.

Marlos Moreno voltou a encontrar um novo lar temporário, apenas um ano de volta à América do Sul após acordo de empréstimo com o Flamengo. Mesmo essa transferência tem seus problemas. A ideia original era que Marlos Moreno reencontrasse o treinador colombiano Reinaldo Rueda, que o preparou muito bem no Atlético Nacional. Mas, Rueda deixou o Flamengo e assumiu o comando da seleção chilena, então Marlos Moreno perdeu essa conexão enquanto procura recuperar o bom futebol que o tornaram uma esperança de grande jogador antes de sua mudança para a Europa.

bottom of page