top of page

Top Sports entrevista Joana Zachariadhes Tri-campeã Mundial e eleita melhor faixa roxa de jiu-jitsu

Em entrevista exclusiva Joana Zachariadhes falou sobre o ano e o começo no jiu-jitsu.

O ano de 2017 acabou, e se tem alguém que vai sentir saudades dele, esse alguém é Joana Zachariadhes. Em 2017 a atleta de 29 anos disputou 13 competições (somando as etapas do campeonato baiano) e ganhou 9. Feito que lhe fez ser eleita a melhor faixa roxa feminina de 2017 pela Federação Baiana de Jiu-jitsu e MMA.

Em entrevista exclusiva para o Top Sports, Zachariadhes falou sobre jiu-jitsu, deu conselhos para garotas que estão iniciando e ainda falou dos benefícios que a arte marcial lhe trouxe.

Joana é natural de Salvador e não é fera somente no jiu-jitsu. A soteropolitana é Tri-campeã Mundial de Hapkido (arte marcial coreana especializada em defesa pessoal).

E foi justamente por conta do Hapkido que Joana Zachariadhes entrou e se apaixonou pelo jiu-jitsu.

- “Nas competições de Hapkido observei que minhas adversárias, na luta, sempre seguravam em meu dubok (kimono), foi aí que senti a necessidade da prática ao jiu-jitsu e daí nasceu um amor (risos).” Disse Joana.

Para Joana o jiu-jitsu não agregou somente como complemento para as lutas de Hapkido, mas trouxe mudanças para sua vida.

- “(Trouxe) A vontade de continuar lutando por tudo, não só no tatame, mas fora também. Hoje dou seminários e falo em meu canal no YouTube sobre a importância da mulher praticar arte marcial como defesa pessoal.” Afirmou a lutadora.

E a vontade de continuar lutando rendeu frutos para Joana Zachariadhes, somente em 2017 ela disputou 8 etapas do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu pela FBJJMMA, onde ganhou 6 e ficou no segundo lugar em dois, sendo assim eleita a melhor faixa roxa feminina da Bahia no 2017.

Zachariadhes ainda venceu o Brasil Internacional NOGI da X-Combat, venceu a Luta casada NOGI no Circuito Black Belt de Jiu-Jitsu, ficou em quarto lugar na etapa Nordeste no Brasileiro de Submission, realizado na cidade de Itatim, ficou em sétimo lugar no Grand Slan do Rio de Janeiro e disputou a Seletiva Grand Slan de Abu Dhabi que aconteceu em Aracaju –SE em duas categorias terminando como grande vencedora em uma e na quarta posição na outra.

Feitos impressionantes, que exigem uma conduta rígida da atleta, a alimentação por exemplo pode sofrer variação dependendo da competição.

- “Tenho acompanhamento com Luan Lisboa (nutricionista esportivo) e a cada etapa é uma Alimentação específica”. Relatou Joana.

Além de ser três vezes campeã mundial de Hapkido e campeã de jiu-jitsu, Joana também tem resultados excelentes em outros esportes.

- “Fui recordista em salto em altura este ano (1,50) no estadual e em 2009 fui em salto em distância 2,70m”.

No fim do papo Joana ainda deixou um recado para a garotas que estão iniciando no esporte.

- “Nunca desistam, se vocês não acreditarem e lutarem pelo que amam ninguém mais irá acreditar, sempre haverá pessoas que queiram colocar obstáculos, os obstáculos só nos fazem ficarem mais fortes do que já somos, pois só o fato de pisarmos no tatame já estamos vencendo”. Finalizou Joana Zachariadhes.

bottom of page