O Leão saiu perdendo por 2 a 0, mas reagiu e praticamente garantiu permanência na série A de 2018.
No Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), a Ponte Preta recebeu o Vitória e abriu boa vantagem ainda no primeiro tempo com dois gols com espaço de 15 minutos. Mas de forma espetacular, que nem o mais otimista dos rubro-negros esperava, o Vitória arrancou um triunfo impressionante virando um jogo que estava perdido, aplicando 3 a 2 e rebaixando a Macaca, com André Lima e Tréllez (duas vezes).
Lucca abriu o placar para a Macaca logo aos seis minutos de bola rolando, com chute de fora da área, e Danilo Barcelos ampliou nove minutos mais tarde, com uma verdadeira bomba, de muito longe. Na marca dos 19 minutos, o zagueiro Rodrigo foi expulso por agredir o meia Tréllez e o patamar do jogo mudou, com o Rubro-Negro passando a atacar mais.
A pressão deu certo na etapa final. Aos 12, Danilinho desviou para a pequena área após cobrança de escanteio e André Lima tocou de cabeça para descontar. No minuto seguinte, Tréllez arriscou da entrada da área, a bola desviou em Luan Peres e matou o goleiro Aranha, deixando tudo igual. Tréllez estava em dia inspirando e, na marca dos 36 minutos, ele puxou contra-ataque, tabelou com Danilinho e garantiu o triunfo baiano.
Com o resultado, o Vitória respira de forma aliviada, saindo do Z-4 onde havia passado a noite de sábado e pulando para a 15ª posição com 43 pontos, ultrapassando o Coritiba que perdeu para o São Paulo e praticamente confirmando sua presença na Série A em 2018, precisando de um triunfo simples diante do Flamengo no próximo domingo no estádio do Barradão. Ainda que perca, Sport, Avaí e Coritiba teriam que vencer. Dois dos três.