Equipe brasileira estava 11 pontos atrás no quarto final, mas conseguiu a virada.
A estreia da Liga Sul-Americana 2017 foi para lá de emocionante, principalmente para o torcedor rubro-negro, nesta terça-feira (03). Após entrar no último quarto com 11 pontos de desvantagem, o Flamengo dominou os dez minutos finais e venceu o San Martin de Corrientes, da Argentina, por 76 a 75, em Quibdo, na Colômbia, dando um passo fundamental rumo à fase semifinal da competição.
No quarto final da partida o Flamengo gradualmente foi diminuindo a desvantagem, principalmente por sua melhora defensiva. A 1:15 do fim, Marquinhos converteu 3 pontos e empatou o confronto (73 a 73), e na sequência, 30 segundos depois, Ronald Ramon fez o mesmo e colocou o rubro-negro à frente pela primeira vez desde o início do segundo quarto (76 a 73). Com arremesso da entrada do garrafão de Faggiano, o San Martin encostou novamente no placar, e teve a oportunidade de virar, após roubar a bola de Marquinhos, com três segundos no relógio, mas o armador Arthur Pecos leu bem o passe no lateral e recuperou a posse colocando fim ao jogo.
Autor da cesta da vitória, Ronald Ramon foi o cara durante todo o jogo para o Flamengo. Em dia inspirado, o dominicano foi o desafogo do ataque de José Neto, matando muitas bolas de 3 pontos. Ao todo, foram 21 pontos para o camisa 10 rubro-negro, cestinha da partida.
Além de Ramon, o Fla teve que contar com a colaboração de grande parte de sua forte rotação. JP Batista somou 14 pontos, Marquinhos deixou a quadra com 11 tentos, Arthur Pecos e Marcelinho fizeram nove pontos cada, enquanto Arthur Pecos foi responsável por sete.
.
Com a vitória, o Flamengo se colocou com um dos líderes desta primeira rodada do Grupo A. Nesta quarta (04/10), os comandados de José Neto enfrentam o Hebraica y Macabi, do Uruguai, novamente às 19h45 (de Brasília).