Na falta de um time feminino, Andressa atua ao lado dos meninos.
Andressa Machado, 18, é mais conhecida pelo primeiro nome. Natural de Ipirá, ela só veio ter a oportunidade de praticar futebol escolinha do Vitoria núcleo Santo Estevão do professor José Jesus e se mostra feliz com a oportunidade.
Na falta de um time feminino, atua ao lado dos meninos. Atua como as jogadoras da seleção feminina Mônica (Orlando Pride), Rafaelle (Changchun Club) e Érika (Paris Saint-Germain), atua na zaga e sonha um dia chegar ao futebol profissional.
O Top Sports entrevistou a jovem defensora nesta semana e você confere toda entrevista abaixo.
Top Sports - Há quanto tempo você joga futebol em escolinhas?
Andressa - Vão completar 7 meses agora no dia 20 de setembro. Comecei á jogar em Ipirá com meus dois irmãos, mas era em um Campinho. Depois que eu me mudei para cá tive a oportunidade de treinar na escolinha com professor José Jesus.
Top Sports - e como surgiu essa oportunidade de você treinar com o professor José Jesus?
Andressa - Quando meus dois irmãos começaram a treinar com ele veio a oportunidade de ter um time feminino, várias meninas iam treinar, mas elas desistiram então só restou eu.
Top Sports – Para você porque as meninas aqui em Santo Estevão não praticam futebol? Porque não tem um incentivo, oportunidade ou porque elas realmente não gostam do esporte?
Andressa - creio que na maioria das vezes seja por que não gostam porque oportunidade ate que se tem com o professor José Jesus, e muitas desistiram. Algumas meninas estudam à tarde e não conseguem conciliar, mas tem algumas que estudam pela manhã e não vão.
Top Sports – Você é a única menina atuando no meio dos rapazes. Como foi essa situação eles te trataram bem ou estranharam no começo?
Andressa - Eles me receberam muito bem, todos de braços abertos. Até hoje me apoiam quando eu erro em algo, me ajudam sempre a consertar, me ensinam e me explicam algumas coisas, eles sempre me respeitaram nunca faltaram com respeito.
Top Sports - Você acredita que tenha diferença da forma dos meninos jogarem e a forma das meninas jogarem?
Andressa - Creio que sim, um pouco, o futebol masculino tem um pouco mais de esforço físico mas a gente tenta igualar.
Top Sports - Você também participa dos jogos fora da cidade, já que o professor José Jesus promove jogos em toda região?
Andressa – Sim! Quando eu comecei com 3 meses eu já participei de uma partida, em Cruz das Almas. Fora isso houve jogos em Coração de Maria entre outras cidades em que eu também participei inclusive ele tenta até me colocar em alguns testes.
Top Sports - Você almeja se transformar em uma jogadora profissional?
Andressa - Sim tenho esse sonho! Ser uma profissional, mais ou menos parecido com a história de Marta que jogava com os meninos assim eu me enxergo, saindo do fundo Bosque e virar uma profissional.
Top Sports - Você acha que o futebol feminino em Santo Estêvão tem como crescer?
Andressa – Sim! Basta as meninas terem interesse e se esforçarem, tomar gosto realmente. Ai pode ter, um dia um time feminino em Santo Estevão.