top of page

UFC: Por testar positivo no antidoping, Jon Jones pode perder cinturão

O baiano e rubro-negro Junior Cigano também acabou suspenso pelo mesmo caso.

O que poderia ser um retorno triunfante ao octógono pode se tornar mais uma decepção na carreira de Jon Jones, que foi pego novamente no exame antidoping, testando positivo para Turinabol, um tipo de esteroide anabolizante.

A notícia foi inicialmente publicada pelo site TMZ e confirmada por Dana White, chefão do UFC. Com isso, ele pode perder o cinturão dos meio pesados obtido no UFC 214, quando ele derrotou o então campeão, Daniel Cormier, é claro, se os testes se mantiverem positivos na contraprova.

Essa é a segunda vez que Jon Jones é flagrado no exame antidoping. Antes do UFC 200 ele também foi pego, retirado do card e levou uma punição de 1 ano. Desta vez a pena pode ser ainda mais pesada, até 4 anos. O baiano e rubro-negro Junior Cigano também acabou suspenso pelo mesmo caso, e ficou de fora da luta contra Francis Ngannou, que seria dia 9 de setembro, em Edmonton, no Canadá, pelo UFC 215, após ser notificado pela USADA (Agência Antidopagem dos Estados Unidos) por possível violação à política antidoping da entidade.

O UFC emitiu uma nota oficial sobre o caso. Confira abaixo:

O UFC foi notificado nesta terça-feira que a USADA (Agência Americana Antidoping) informou Jon Jones sobre uma possível violação da política antidopagem derivada de uma amostra coletada após a sua pesagem em 28 de julho de 2017.

A USADA, administradora independente da Política antidopagem do UFC, será responsável pela gestão dos resultados e a adjudicação apropriada deste caso envolvendo Jones, em conexão com a Política Antidopagem do UFC e a futura participação do UFC. De acordo com a Política Antidopagem do UFC, existe um processo legal completo e justo que é concedido a todos os atletas antes de serem impostas quaisquer sanções. A Comissão Atlética do Estado da Califórnia (CSAC) também mantém a jurisdição sobre este assunto, uma vez que a coleta de amostras foi realizada no dia anterior da luta de Jones no UFC 214, em Anaheim. O Estado da Califórnia e a USADA trabalharão para garantir que o CSAC tenha as informações necessárias para determinar o julgamento adequado da possível violação da política antidoping de Jones.

Informações adicionais serão fornecidas no momento apropriado à medida em que o processo avançar.

bottom of page