top of page

Ba-Vi, quero ver briga pela bola


Por Antonio Carlos Salles

A muito tempo não se via Ba-Vis, tão acirrados como os atuais que presenciamos; xingamentos, discussões, e até vias de fatos foram os ‘ingredientes’ de uma verdadeira batalha, dentro e fora de campo. Contudo, a briga entre os jogadores do Bahia e Vitória, na semifinal da Copa do Nordeste, não é um fato isolado na longa história do futebol brasileiro, outras grandes batalhas, -grandes no sentido de proporção- foram travadas por atletas movidos pela emoção. Quem não se recorda do clássico, entre Palmeiras e Corinthians, realizado na final do Campeonato Paulista de 1999. No auge da rivalidade dos clubes, Edílson resolveu dar as famosas embaixadinhas aos 30 minutos do segundo tempo quando o título já estava garantido. Depois disso, aconteceu uma briga generalizada com direito a muitas cenas lamentáveis e goleiro reserva voando pelo túnel.

Outro episódio envolvendo o Palmeiras ocorreu na a semifinal do Campeonato Paulista de 2009 contra o Santos. Já nos minutos finais do conflito, o zagueiro Domingos entra em campo claramente com apenas um objetivo: provocar Diego Souza, principal jogador do “Porco”. Completamente descontrolado, Souza parte para cima do rival tentando agredi-lo de todas as formas.

São inúmeras brigas que ficaram para a história do futebol, - não era para ser assim-, mas infelizmente elas acontecem, transformando o gramado em um grande octógono de dimensões enormes, ondes seus gladiadores se enfrentam, não somente buscando o gol.

O principal clássico do futebol baiano, mexe com a emocional de milhões de pessoas, inclusive os atletas que defendem as suas agremiações. Neste domingo (7), as duas equipes vão se enfrentar em mais um conflito, valendo o título do Baiano 2017. Não podemos prever quem será o dono do troféu. A certeza que temos, é que vontade não vai faltar por ambas equipes. Provações já antecipam a disputa; O Vitória durante a semana incentivou seus torcedores a levarem latas de sardinhas ao Barradão; (sardinha), é um termo pejorativo dado aos torcedores do Tricolor de Aço.

Talvez esse clima fora de campo, possa motivar o Bahêeaa!!, já para o Leão, não sei exatamente de qual forma essas atitudes podem ‘provocar’, seus jogadores, mas vai saber né... vamos aguardar.

Minha torcida é para tenha muitas brigas; dentro de campo, pela bola, pelo gol, pelo melhor futebol jogado.


bottom of page