top of page

Copa Rio Beach Tennis bate recorde de inscritos


Com 708 inscritos, a Copa Rio Beach Tennis, que será realizada entre os dias 5 e 7 de maio na praia de Piratininga, em Niterói, entrará para a história do Beach Tennis como a segunda maior competição do mundo em número de atletas, perdendo apenas para o evento de novembro em Aruba que recebe 1.200 competidores. O torneio brasileiro também entra para a história também como a maior competição de apenas três dias de duração no esporte já que o evento do Caribe é disputado em uma semana. O torneio terá jogadores de 12 países e distribuirá US$ 10 mil em premiação numa das maiores categorias em pontuação para o ranking mundial.

"Será um dos principais torneios do mundo, a maioria dos campeonatos não têm categorias amadoras, na Itália chegamos a ter 60, 100 duplas, mas nada com esse tamanho. Será um dos principais do mundo", afirmou Alex Mingozzi, maior ganhador da história do esporte com mais de 150 títulos desde a época que o Beach Tennis era organizado pela IFBT - desde 2008 é organizado pela Federação Internacional de Tênis onde Alessandro Calbucci é o maior ganhador. Mingozzi será uma das atrações da competição. O jogador radicado há dois anos em Porto Alegre (RS) onde casou com uma gaúcha. Ele atuará com o jovem italiano Théo Casadei, de 23 anos e sua esposa também estará presente jogando categorias amadoras. Mingozzi vem buscando desenvolver o esporte no Brasil, com um Centro de Treinamento na capital gaúcha com sete quadras que ficará pronto ainda em maio.

A Copa Rio Beach Tennis contará com atletas de 12 países (Brasil, Itália, Argentina, Chile, Alemanha, França, Holanda, República Tcheca, Aruba, Venezuela. Rússia e Japão) e no Profissional serão 65 duplas com presença de nove top 10 do ranking (Marco Garavini/ITA, 6º, Luca Cramarossa/ITA, 7º, Vinicius Font/BRA, 8º, Aksel Samardzic/ARU, 9º, Thales Santos/BRA, 10º, no feminino Eva D´Elia/ITA, 3ª, Joana Cortez/BRA, 4ª, Rafaella Miiller/BRA, 6ª, Patrícia Diaz/VEN, 9ª).

Serão também oito jogadores e jogadoras que já lideraram o ranking mundial. No masculino o brasileiro Vinícius Font, único não-italiano a liderar o ranking, e os italianos Alex Mingozzi, Marco Garavini. No feminino as brasileiras Joana Cortez, Samantha Barijan, a alemã Maraike Bigilmaier e a venezuelana Patricia Diaz.

Além de Font, outros brasileiros fizeram bonito recentemente, no torneio da Gran Canaria, na Espanha, Joana Cortez e Rafaella Miiller foram vice-campeãs perdendo para a dupla número 1 do mundo, da Itália. As duas chegam como uma das favoritas na Copa Rio Beach Tennis, são as atuais campeãs mundiais em Campeonato Mundial disputado em Cervia, na Itália, única dupla da história a levantar o caneco. Também na Gran Canaria os italianos Marco Garavini e Luca Cramarossa derrotaram a atual dupla líder do ranking faturando o título.

Contando Profissionais e Amadores a Copa Rio Beach Tennis terá jogadores de 17 estados (AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MS, PB, PR, RJ, RN, RS, SC, SP e TO) e 60 cidades brasileiras.

O torneio contará com cinco quadras iluminadas com jogos noturnos, uma quadra central com arquibancada, shows musicais todos os dias,DJ, painel de LED com o placar eletrônico, festival de Food Truck além de um treinamento oficial da Seleção Brasileira de Beach Tennis comandado pelo capitão Narck Rodrigues.

bottom of page