O Conselho de Arbitragem realizará sessões de esclarecimento com os dois clubes finalistas, para informar sobre os limites da utilização do vídeo-árbitro.
A final da Taça de Portugal, entre Benfica e Vitória de Guimarães, vai contar oficialmente com o recurso do vídeo-árbitro, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
“O encontro entre Vitória SC e Benfica, que será realizado (28), será a primeira final disputada em todo o mundo a ter recurso a vídeo-árbitro”, refere a FPF, em comunicado publicado no seu site oficial.
Neste sentido, a FPF sublinha que “a Taça de Portugal (...) 2016/2017 será também a primeira competição nacional a ser decidida com recurso à assistência do vídeo-árbitro”.
“Ao contrário do que sucedeu nos nove jogos anteriores testados em Portugal, desta vez o árbitro de campo vai mesmo se comunicar com os dois árbitros que estarão vendo as imagens ao vivo do jogo”, explica a FPF.
A entidade explica que, até agora, “o sistema de comunicação em tempo real entre VAR (Video Assistant Referee) e árbitro de campo só tinha sido utilizado em três partidas amistosas (Itália x França e Itália x Alemanha em 2016, ambos e, mais recentemente, o França x Espanha”.
A FPF recorda que no França x Espanha “um gol francês foi anulado e outro espanhol foi validado, em duas decisões com recurso ao vídeo-árbitro”.
“Confirmado este novo passo, o Conselho de Arbitragem da FPF procederá à realização, com os órgãos de redes sociais, sobre os limites da utilização do vídeo-árbitro, para garantir que os adeptos terão acesso a informação”, realça a FPF.