A 10ª e penúltima rodada, neste domingo (2) trouxe mais definições para a Série A do Baianão 2017. A disputa pela última vaga na semifinal se afunilou e o último rebaixado foi conhecido.
Ao lado do Galícia estará o Flamengo de Guanambi na Série B do Baianão 2018. O Beija-Flor foi derrotado pelo Vitória da Conquista por 3 a 1 e acabou rebaixado para a divisão de acesso.
Com quatro pontos ganhos, o Flamengo só poderá chegar a sete, número insuficiente para deixar a zona da degola. Já o Bode, com o triunfo foi aos 14 pontos ganhos e voltou ao G-4.
O Alviverde ultrapassou o Jacuipense, que foi derrotado pelo Jacobina por 1 a 0 e também ficou com 14 pontos. O Conquista, porém, tem sete gols de saldo, contra nenhum do Leão do Sisal, agora 5º colocado.
Vitória da Conquista e Jacuipense disputarão a quarta e última vaga na semifinal com o Bahia de Feira, que derrotou o rival Fluminense por 2 a 1 e foi aos 13 pontos.
O Bode e o Leão grená se enfrentam na próxima quarta-feira (5), na última rodada da fase de classificação. Quem vencer fica com a vaga. O Vitória da Conquista ainda tem a possibilidade de avançar com um empate, mas para isso o Tremendão não pode vencer a Juazeirense. Para o Bahia de Feira, a única chance de chegar à semifinal é vencer o Cancão de Fogo e torcer por um empate entre Conquista e Jacuipense.
Com nove pontos, cada, Atlântico, que goleou o Galícia por 4 a 0, e Jacobina garantiram a permanência na elite do Baianão para o próximo ano. A 10ª rodada ainda terá um confronto a ser realizado, entre Bahia e Vitória, no próximo domingo (9).