top of page

Atlético Mineiro comemora 109 anos


A cidade de Belo Horizonte vive uma festa neste sábado, dia 25 de março. Ao menos para a metade alvinegra. O Atlético Mineiro completa 109 anos de história, títulos e de proprietário de uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil. O Galo foi fundado em 1908 por um grupo de estudantes da capital mineira, e hoje figura com um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do país.

Campeão brasileiro em 1971 e da Copa Libertadores da América em 2013, o Atlético Mineiro é o quinto colocado no Ranking Nacional de Clubes, o mais bem posicionado do estado de Minas Gerais.

O Galo que derrotou a Seleção

Dentre todas as conquistas do Atlético Mineiro, uma delas poucos torcedores do Brasil podem se vangloriar. Em setembro de 1969, antes mesmo de se tornar campeão brasileiro, o Galo venceu um amistoso contra a Seleção Brasileira de João Saldanha, que se preparava para a Copa do Mundo de 1970 – a do tricampeonato.

Em campo era um desfile de craques. Carlos Alberto Torres, Gérson, Tostão, Jairzinho, Rivellino e Pelé vestiam a camisa da Canarinho, então bicampeã do mundo. O Alvinegro não vestia preto e branco. Os jogadores do Galo usavam uma camisa vermelha, representando a Federação Mineira de Futebol. Mais de 70 mil enchiam as arquibancadas do Mineirão para acompanhar a Seleção contra o Atlético que se formava para ser campeão brasileiro dois anos depois.

Contra o que todos esperavam, o Atlético Mineiro derrotou o Brasil por 2 a 1. Amauri Horta e Dario marcaram para o Galo, enquanto o Rei Pelé descontou para a Seleção. Pouco mais de nove meses depois, esta mesma reunião de craques sairia do México tricampeã mundial, condecorada como uma das maiores equipes de futebol de todos os tempos. Vencida pelo Atlético no Mineirão.

bottom of page