O Brasil participa dos Campeonatos Sul-Americanos com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo.
O Brasil participa neste fim de semana de dois Campeonatos Sul-Americanos de Corrida. Em Montevidéu, no Uruguai, Damião Ancelmo de Souza e Valdilene dos Santos Silva disputam o de Meia Maratona neste sábado (18), enquanto Franck Caldeira de Almeida e Mirela Saturnino de Andrade correm domingo (19) o de Maratona, na cidade de Temuco, no Chile.
O 15º Sul-Americano de Meia Maratona será disputado ao mesmo tempo da 5ª edição da "Corre Montevidéu". A largada será às 17h50 na Kibon Avanza, mesmo local da chegada. Os brasileiros vão tentar manter a tradição de bons resultados na competição. No ano passado, em Assunção, no Paraguai, Joziane da Silva Cardoso e o mineiro Gilmar Silvestre Lopes conquistaram as medalhas de ouro e de prata, respectivamente nas provas feminina e masculina.
Em Temuco, centenas de atletas vão participar no domingo da grande festa em que se transformou a Maratona Internacional Temuco Araucanía (MITA 2017), que, além da prova dos 42,195 km, ainda tem corridas de 5 e 15 km.
A largada da maratona, na qual estão incluídos os participantes do Sul-Americano, será às 08h00 no Parque Estádio Germán Becker, também onde os atletas cruzarão a linha de chegada.
O estádio foi uma das sedes da Copa América de Futebol de 2015. Outro fato é que a cidade fica a pouco mais de 100 metros de altitude em relação ao nível do mar.