Guy Peixoto foi eleito para o quadriênio 2017-2021.
O ex-jogador da Seleção Brasileira, Guy Rodrigues Peixoto Junior, é o novo presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para o quadriênio 2017-2021. A eleição foi realizada nesta sexta-feira (dia 10), no auditório do Comitê Olímpico do Brasil (COB), e Guy Peixoto teve 17 votos contra nove do candidato Amarildo Rosa e uma abstenção. O ex-presidente da entidade, Carlos Nunes, assumiu a entidade em maio de 2009 em substituição à Gerasime Grego Bozikis.
“É uma responsabilidade que vocês estão me dando. Daqui para a frente seremos um time só. Podem contar com essa presidência para o que for preciso porque a porta da CBB está aberta para todos. Agradeço o voto de confiança dos presidentes de federações e afirmo que vocês são verdadeiros heróis por fazerem basquete em seus estados. Precisamos ajudar e dar apoio para cada uma das 27 federações para que tenham as verdadeiras condições de fazer basquete. Vamos administrar a CBB para todos os seguimentos do basquete”, afirmou Guy.
O novo presidente da CBB fez questão de destacar a necessidade de resgatar os verdadeiros ídolos do basquete.
“Nossos ex-jogadores que fizeram a história do basquete merecem uma estátua por tudo que representam. Eles são as nossas verdadeiras e eternas glórias. Temos que levantar uma estátua para cada um deles. Daqui por diante vamos recolocar o basquete brasileiro no seu devido lugar e nos Jogos Olímpicos de 2024 iremos buscar a medalha olímpica”, destacou.
E, o primeiro compromisso oficial de Guy Peixoto como presidente da CBB será a reunião com a diretoria da Federação Internacional de Basketball (FIBA). O encontro está agendado para o próximo dia 17 de março, na Suíça.
“Vamos anunciar o plano de 100 dias, ou seja, um conjunto de ações emergenciais que julgamos essenciais para o nosso início de trabalho. Alguns dos itens mais importantes são: retirar a suspensão imposta a CBB; reativar os Campeonatos Brasileiros de Base de Seleções Estaduais Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-19; implementar o Centro de Treinamento de Excelência para as seleções de Base e Adulta; dar transparência total às informações financeiras, administrativas e técnicas da Confederação; implementar a universidade do basquetebol para atender a todos os segmentos da modalidade (técnica, arbitragem, saúde do esporte, gestores esportivos, atletas e ex-atletas) e criar o Conselho de Notáveis”, finalizou Guy.
O presidente da ABASU, Gerasime Grego Bozikis, fez questão de destacar o novo momento do basquete brasileiro.
“É um momento de muita alegria para o basquete brasileiro. Além da posse do nosso amigo Guy, temos a presença de pessoas que deram a sua vida para o basquete brasileiro com cestas, assistências e rebotes. Nominando como sempre o nosso ídolo e bicampeão mundial Amaury Pasos, quero cumprimentar todos vocês. Para vencermos esse momento que estamos passando já demos o primeiro passo que foi eleger o Guy Peixoto, disposto e se emocionando pelo basquete e que já defendeu a seleção brasileira. O segundo passo é com os presidentes de federações. Ao voltarem para seus estados trabalhem muito mais do que já trabalharam até agora. Vocês podem ter certeza que a CBB vai ajudá-los. O que o Brasil precisa é de trabalho, seriedade e competência. E vocês têm”, afirmou Grego.
Entre os ídolos do basquete estavam presentes os ex-jogadores Amaury Pasos, Moysés Blás, Marcos Abdalla Leite (Marquinhos), Milton Setrini Jr (Carioquinha), Marcel de Souza, Israel Machado, Edvar Simões, Jorge Guerra (Guerrinha), Ricardo Guimarães (Cadum), Gerson Victalino, Marta Sobral e Iziane Marques, além dos técnicos Antonio Carlos Barbosa e Miguel Ângelo da Luz. .